terça-feira, 27 de setembro de 2011

Memórias de um passado

A escritora de 39 anos Letícia Wierzchowski é gaúcha natural de Porto Alegre, e estreou na literatura com o romance Um anjo e o resto de nós. A autora também escreve livros infanto-juvenis como o Dragão de Wawel. Até agora o obra de mais sucesso da gaúcha foi A casa das Sete Mulheres, adaptado pela Rede Globo numa minissérie de 50 capítulos que foi ao ar no ano de 2003 e reexibida em 2006.
Em 2010 a escritora finalizou a obra chamada Os Getka, romance que conta a história de duas famílias polonesas e que tem como protagonista um escritor que beira os seus 40 anos, chamado Andrzej.
A história se passa em dois tempos: o presente do narrador, e as lembranças de sua infância. Todos os verões a família polonesa percorria quilômetros com seu Ford por uma estrada deserta, até chegarem ao destino desejado, a famosa casa azul, onde dividiam o veraneio com os Getka. Andrzej esperava ansiosamente todo o ano até chegar a estação mais quente, para poder encontrar a filha de Josef e Danya Getka, a bonita e destemida Lilya.
Durante a temporada que passavam juntos, Andrzej e Lylia aprontavam peripécias, desde escutar conversas inapropriadas até bolar planos para humilhar um vizinho, do qual não simpatizavam. Os dois mantinham uma amizade viva e à medida que o tempo passava, o garoto percebia que a convivência com aquela corajosa menina se tornara essencial para a sua vida.
O livro é uma ponte de lembranças do passado e consequências do presente; prova disso é a história da judia Danya Getka, que não consegue se livrar das cicatrizes nela deixadas pela Segunda Guerra Mundial.
Entre pesadelos e pensamentos assustadores, a judia entra em depressão e não consegue suportar a dor das recordações de um passado traumático. Danya decide então por um fim na própria vida e comete suicídio.
* Acadêmica de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Unisc. natany_borges@hotmail.com
Depois dessa tragédia as famílias nunca mais foram as mesmas. Não havia mais verões na casa azul e os laços de amizade entre Andrzej e Lylia se afastavam gradativamente.
O tempo passa, e é chegada a hora de tomar decisões. Andrzej se casa com Isabella , uma moça bonita e racional, já Lylia engravida e acaba por entrar em um relacionamento forçado e inesperado. Entretanto, o que Andrzej não imaginava, é que depois de pouco tempo juntos, sua esposa decide terminar o casamento, e alega o fato dele ser um fracasso como esposo.
O protagonista então se perde nas memórias da antiga história vivida com Lylia e deseja procurar o seu grande amor.
Lylia e Andrzej se encontram e a mulher bonita, mas de olhos tristes desabafa ao velho parceiro o seu descontento com a vida, e principalmente com o casamento.
A vontade dos amigos ultrapassa as barreiras da razão e eles acabam por manter um relacionamento extra- conjugal.
O que não pode ser perdurado antes por razões que a vida impôs, o casal desfruta agora de maneira escondida, porém intensa. Contudo, por mais que fosse possível sentir Lylia como sempre foi o desejo de Andrezj, ele sabia que o destino de suas vidas estava fadado a conviver uma conturbada história.
Os getka é um livro intenso e de grandes surpresas. A autora consegue colocar a tona de forma simples e instigante, sentimentos de um homem que deseja apenas ser feliz no amor. A cada página lida, o leitor compreende que a vida dos personagens vai além dos verões e que a realidade que está inserida no contexto pode ser mais dura do que se imagina. O desfecho dessa história conturbada talvez pode inesperada para o leitor, todavia vale a pena mergulhar na narração emocionante feita por Letícia Wierckovski.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário